segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Debate e eleição do grêmio estudantil da EEEP Pedro de Queiroz Lima – Beberibe


Não é possível falar em protagonismo juvenil, sem a efetiva participação dos jovens nos processos de mobilização e decisão de uma instituição. Neste sentido, a existência e atuação de um grêmio estudantil é um dos pilares para a efetivação da democracia no âmbito escolar.
Imersos neste sentimento, a direção da EEEP Pedro de Queiroz Lima, junto aos líderes de turmas, coordenaram o processo de eleição do primeiro grêmio estudantil da instituição. Duas chapas foram formadas para disputar a preferência dos votos dos estudantes: Chapa 01 (F5 Atualizados) e Chapa 2 (Revolucionários).
No dia 05 de Setembro foi realizado o debate entre as duas chapas, com a presença de todos os estudantes da escola, onde foram apresentadas as propostas de cada chapa e respondido a questionamentos feitos pelos alunos.
Foi apresentado a todos a proposta de composição da diretoria do grêmio, feito por meio da proporcionalidade, ou seja, o percentual de votos que uma chapa obtiver representará o percentual de cargos que ela ocupará na diretoria, rompendo com o modelo tradicional que privilegia o vencedor, deixando sem representação a minoria. Desta maneira, todos os estudantes e suas idéias estarão representados na diretoria e a soma das diferenças representará um resultado plural e democrático em prol dos estudantes.














Um comentário: