Buscou-se a partir das ações
desenvolvidas ao longo do primeiro trimestre de 2012, promover uma ampla
reflexão sobre os valores humanísticos e incentivar a prática dos mesmos dentro
e fora da escola.
Os jovens ao redor do mundo são crescentemente afetados pela
violência, problemas sociais, e uma falta de respeito de uns pelos outros e
pelo mundo à sua volta. Pais, educadores e cidadãos em muitos países estão preocupados
com esta tendência alarmante. Muitos deles acreditam que parte da solução é a
ênfase em ensinar valores.
A educação de qualidade reconhece a pessoa integral, e promove
educação que abrange tanto o campo afetivo como o cognitivo.
Valores como RESPEITO, AMOR, PAZ, UNIÃO, SOLIDARIEDADE, HUMILDADE, ÉTICA,
HONESTIDADE, TOLERÂNCIA, COOPERAÇÃO, RESPONSABILIDADE e SIMPLICIDADE alimentam
a esperança e são uma aspiração do mundo inteiro. Tais valores são a força de
sustentação da sociedade humana e do progresso.
O que as crianças e os jovens aprendem é mais tarde urdido no
tecido social e então a educação precisa ter valores positivos em seu coração e
a consequente expressão deles como sua meta se queremos procurar criar um mundo
melhor para todos.
A Escola entende que os valores universais ensinam respeito e
dignidade para cada e todas as pessoas. Aprender a viver com estes valores
promove o bem estar para os indivíduos e a sociedade. 
Atividades trabalhadas
na escola:
Centrados na criança,
adolescente ou jovem, vivenciados e participativos, as atividades e métodos
usados no cotidiano escolar  incluem:
·     
Pontos sobre valores, leitura e
narração de histórias
·      Confecção de murais e painéis
sobre valores específicos
·     
Atividades de imaginar e
refletir
·     
Discussões/ debates 
·     
Paródias, poemas e poesias
·     
Confecção de revistinhas
·     
Vivência de papéis e cartões de
situação 
·     
Mapeamento mental e escrita
criativa
·     
Música, dança e expressão
artística
·     
Exercícios de
relaxamento/focalização
Objetivos:
   1.Proporcionar atividades de convivência,
assimilando noções de
 valores positivos em busca de uma coerência interna e
externa.
   2.Estimular a interação
entre professores e alunos dentro e fora da sala de aula.
  
3. Contribuir para o aperfeiçoamento da convivência física, 
intelectual,
emocional e espiritual de cada um.
  
4.Combinar os conteúdos que já foram trabalhados com os 
procedimentos do
projeto.
  
5. Integração e socialização fora da escola. Atividades integradas.
 
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