sexta-feira, 18 de maio de 2012

A EEEP Pedro de Queiroz Lima, desde o início do ano trabalha o projeto VIVENDO VALORES NA ESCOLA.

Buscou-se a partir das ações desenvolvidas ao longo do primeiro trimestre de 2012, promover uma ampla reflexão sobre os valores humanísticos e incentivar a prática dos mesmos dentro e fora da escola.

Os jovens ao redor do mundo são crescentemente afetados pela violência, problemas sociais, e uma falta de respeito de uns pelos outros e pelo mundo à sua volta. Pais, educadores e cidadãos em muitos países estão preocupados com esta tendência alarmante. Muitos deles acreditam que parte da solução é a ênfase em ensinar valores.

A educação de qualidade reconhece a pessoa integral, e promove educação que abrange tanto o campo afetivo como o cognitivo. Valores como RESPEITO, AMOR, PAZ, UNIÃO, SOLIDARIEDADE, HUMILDADE, ÉTICA, HONESTIDADE, TOLERÂNCIA, COOPERAÇÃO, RESPONSABILIDADE e SIMPLICIDADE alimentam a esperança e são uma aspiração do mundo inteiro. Tais valores são a força de sustentação da sociedade humana e do progresso.


O que as crianças e os jovens aprendem é mais tarde urdido no tecido social e então a educação precisa ter valores positivos em seu coração e a consequente expressão deles como sua meta se queremos procurar criar um mundo melhor para todos.

A Escola entende que os valores universais ensinam respeito e dignidade para cada e todas as pessoas. Aprender a viver com estes valores promove o bem estar para os indivíduos e a sociedade.
Atividades trabalhadas na escola:

Centrados na criança, adolescente ou jovem, vivenciados e participativos, as atividades e métodos usados no cotidiano escolar  incluem:

·      Pontos sobre valores, leitura e narração de histórias
·      Confecção de murais e painéis sobre valores específicos
·      Atividades de imaginar e refletir
·      Discussões/ debates
·      Paródias, poemas e poesias
·      Confecção de revistinhas
·      Vivência de papéis e cartões de situação
·      Mapeamento mental e escrita criativa
·      Música, dança e expressão artística
·      Exercícios de relaxamento/focalização
·     Subprojetos práticos para o dia a dia trabalhados em sala de aula.


Objetivos:

   1.Proporcionar atividades de convivência, assimilando noções de

 valores positivos em busca de uma coerência interna e externa.

   2.Estimular a interação entre professores e alunos dentro e fora da sala de aula.

   3. Contribuir para o aperfeiçoamento da convivência física, 

intelectual, emocional e espiritual de cada um.


   4.Combinar os conteúdos que já foram trabalhados com os 

procedimentos do projeto.


   5. Integração e socialização fora da escola. Atividades integradas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário