quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A EEEP Pedro de Queiroz Lima desenvolve projeto de extensão tecnológica


O projeto de extensão tecnológica “ESTRUTURAÇÃO DE UMA REDE DE COLETA DE ÓLEO E GORDURA RESIDUAL-OGR PARA FORTALECIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DO BIODIESEL CEARENSE”, financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Ceará-FUNCAP e coordenado pelo Professor do Curso Técnico de Agronegócio MSc. Felipe Muniz Gadelha Sales vem concluindo as suas atividades finais conforme os objetivos propostos. 
A ação consistiu inicialmente em sensibilizar e orientar toda a comunidade escolar sobre o que significa esta ação, qual o impacto que pode ocorrer quando descartado o Óleo e Gordura Residual-OGR no meio ambiente ou na rede coletora de esgotamento sanitário, tendo para isso sido realizada uma palestra pela Petrobras Biocombustível na escola Profissional em Beberibe. 
Após a sensibilização foram selecionados 10 estudantes para serem bolsistas de iniciação científica júnior, sendo 8 de Agronegócio, 1 de Hospedagem e 1 de Eletrotécnica, orientados pelo coordenador do projeto.
Já foram coletados na cozinha da escola e alguns parceiros doadores da região, como barracas de praia, mais de 150 litros de óleo de gordura residual para a realização da entrega voluntária à Rede de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará, em Fortaleza, na Estação de Tratamento Primário de Óleo e Gordura Residual-OGR. Os locais foram demarcados com o aparelho GPS adquirido com recursos do projeto. Também tivemos o apoio do recém chegado Professor de Agronegócio Everton Nogueira.
Com o objetivo de integrar a turma de 1º ano de Agronegócio às atividades do projeto, alguns alunos apresentaram resultados parciais na Feira de Ciências da Escola.
A unidade de Estação de Tratamento Primário de Óleo e Gordura Residual-OGRtem capacidade de filtrar 30 mil litros/mês de óleo de cozinha e contribuirá para o desenvolvimento do programa Cuidar, voltado à coleta e ao beneficiamento desse óleo destinado à produção de biodiesel na Usina de Quixadá-CE.
O Coordenador afirma que as ações do projeto serão continuadas e ampliadas já neste final de 2013 com o objetivo de tornar-se prática recomendada pelas Credes em toda Escola de Educação Profissional do Estado do Ceará.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário