quinta-feira, 22 de maio de 2014

PROJETO IRRIGAÇÃO: SOLUÇÃO PARA A PRODUTIVIDADE DO SERTÃO



    Apresentação 
    Através do tempo a agricultura tem evoluído e ajudado a manter a sobrevivência da humanidade. Nesse sentido conhecer suas tecnologias e técnicas é uma maneira de garantir a perpetuação da produção de alimentos indispensáveis para a continuidade da vida. Mas não é só isso a economia de um país, de um estado ou de um município também se beneficiam com a produtividade advinda de novas maneiras de plantar e colher. Nesse contexto prático e atual o Projeto Irrigação: solução para a produtividade do Sertão, vem elucidar que mecanismos a ciência moderna fornece para a construção de novas tecnologias importantes para o desenvolvimento e crescimento agrícola do município de Russas.
    O tabuleiro de Russas, região onde se encontra o perímetro irrigado é um colaborador para sobrevivência de muitas famílias e participa ativamente na economia do Estado, nesse sentido avançar em mecanismos de melhoramento tecnológicos é uma maneira inteligente e cidadã contribuir com uma vida melhor para os produtores da região. Nesse contexto utilizar essa região como lugar para aprendizagem nos direciona a uma análise e praticidade de muitos conceitos e teorias abordadas em sala de aula nas turmas de eletrotécnica e agronegócio. O presente trabalho visa auxiliar nossos jovens estudantes a consolidar seus conhecimentos, através de uma abordagem contextualizada e significativa, dentro do perímetro irrigado do sertão cearense.
Prof. Wagner Costa

OBJETIVOS
  1. Associar características adaptativas dos organismos com seu modo de vida ou com seus limites de distribuição em diferentes ambientes, em especial em ambientes do semiárido.
  2. Identificar padrões de manejo em processos vitais para o desenvolvimento de plantas em regiões com escassez de chuvas.
  3. Compreender os mecanismos de automação utilizados na irrigação da região, sabendo manusear através de praticas todas as maquinas e equipamentos utilizados na agricultura.
  4. Entender e utilizar quando da necessidade, os conhecimentos inerentes ao desenvolvimentos de culturas como as de banana, uva, palma e feno.
  5. Reconhecer os diversos tipos de técnicas utilizadas no plantio, desenvolvimento e colheita de plantas da região do perímetro irrigado.
  6. Reconhecer, utilizar, interpretar e propor modelos explicativos para fenômenos ou sistemas naturais ou tecnológicos.
  7. Compreender o conhecimento cientifico e o tecnológico como resultados da construção humana, inseridos em um processo histórico e social.
  1. PROGRAMAÇÃO

    8:00h – Palestra – Irrigação: Solução para a Produtividade do Sertão;
    9:00h – Estudo da cultura de banana;
    10:00h – Analise e estudo de maquinas e equipamentos utilizados no perímetro irrigado;
    12:00h – Almoço;
    13:00h – Estudo da cultura de uva;
    14:00h – Estudo da cultura de palma e produção de feno;
    16:00h – Retorno ao município de Beberibe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário